17/03/12

A electricidade. Circuitos Eléctricos

 




 








Os aparelhos eléctricos acima mostrados funcionam correctamente se os ligarmos convenientemente  a uma fonte de energia eléctrica, estabelecendo uma relação entre a fonte e o receptor, constituindo um circuito fechado.





É importante referir que todos os dispositivos elétricos têm dois terminais, o negativo e o positivo, sendo o sentido convencional da corrente elétrica do positivo para o negativo, e o real do negativo para o positivo, sendo que se pode ligar ou desligar a corrente com um interruptor.



Para instalar um circuito, será indispensável:


- Um gerador(pilha, por exemplo)
- Interruptor(fechado, a corrente elétrica passa)
- Lâmpada(Transformador de energia eléctrica em energia luminosa)
Fio de ligação(Permite a circulação da corrente eléctrica entre os vário dispositivos)



Agora, um esquema de instalação de receptores elétricos:


 






Existem dois tipos de circuitos elétricos:

- Instalação em série, na qual as lâmpadas são ligadas uma a seguir á outra, existindo apenas um caminho para a corrente elétrica, sendo um tipo de instalação utilizada em poucos sistemas de iluminação, já que, quando uma se funde, as outras apagam-se;

Instalação em paralelo, na qual cada lâmpada é instalada numa ramificação diferente, existindo mais do que um caminho para a corrente eléctrica. É o tipo de instalação usada nas nossas habitações. Quando uma lâmpada se funde, as outras permanecem acesas, e quando se aumenta o nº de lâmpadas, a luminosidade mantém-se.



Certamente já estamos mais informados de como se monta um circuito eléctrico....mas....e a corrente eléctrica?

A corrente eléctrica é um movimento orientado das partículas com carga eléctrica. Nos metais, diz-se que é um movimento orientado de electrões livres, ou seja, os electrões mais afastados dos núcleo. Nas soluções condutoras, um movimento orientado de iões.

Vamos agora falar da diferença de potencial

A diferença de potencial relaciona-se com a energia fornecida pela fonte de energia(gerador) à unidade de carga elétrica que atravessa o circuito. Representa-se por U ou V, sendo a unidade SI desta grandeza o Volt. A diferença de potencial mede-se com um dispositivo chamado Voltímetro:

   Em série:                                                 Em Paralelo: 

                                                   



Agora, analisemos o seguinte voltímetro:


                                                                                      
Alcance do Voltímetro - 300 Volts(V)

Menor Divisão de Escala - 10 Volts (V)

Valor indicado pelo ponteiro - 0 Volts







Para ligar um voltímetro num circuito, basta ligar o terminal negativo ao terminal negativo e o positivo ao positivo do dispositivo onde se quer medir a diferença de potencial da corrente eléctrica.

Em série, verifica-se que a diferença de potencial nos terminais do gerador é igual à soma das diferenças de potencial nos terminais de cada lâmpada.

 

Em paralelo, a diferença de potencial nos terminais de um conjunto de lâmpadas é igual à diferença de potencial nos terminais de qualquer uma delas.

 


Temos ainda outras grandezas físicas que se relacionam com os circuitos eléctricos, como a intensidade da corrente eléctrica.


Esta é outra grandeza física que se relaciona com o nº de electrões que passa numa secção do circuito por unidade de tempo. A unidade SI é o ampere (A), e mede-se com um aparelho chamado Amperímetro, cujo alcance e menor divisão de escala são vistos da mesma maneira que num voltímetro, tal como a instalação nos terminais dos dispositivos.




                       






Numa instalação em série, a intensidade da corrente eléctrica tem o mesmo valo em qualquer ponto do circuito.


Em paralelo, a intensidade de corrente no ramo principal é igual à soma das intensidades de corrente nas várias ramificações.












Sem comentários:

Enviar um comentário