17/03/12

Resistência eléctrica. Lei de Ohm

Existem materiais bons condutores de electricidade, como os metais, a grafite, e outras ligas metálicas. 


No entanto, também existem maus condutores de electricidade, ou seja, materiais que oferecem maior resistência eléctrica à passagem de  electricidade. Esta grandeza física relaciona-se com a oposição que os condutores oferecem à passagem de corrente eléctrica, representando-se pela letra R, sendo a unidade SI o ohm.


Esta grandeza física está também relacionada com a intensidade de corrente. Quanto maior for a resistência dos condutores, menor é a intensidade de corrente eléctrica.


Os ohmímetros são os aparelhos que medem a resistência eléctrica de um condutor, no entanto pode recorrer-se ao processo indirecto medindo a intensidade da corrente do circuito, e a diferença de potencial nos terminais do condutor:
 




O valor da resistência calcula-se depois através da expressão:


 


Através desta expressão podemos concluir que:

- I = U x R

- U = I x R

- Se a resistência eléctrica for sempre igual, podemos dizer que a intensidade de corrente e a diferença de potencial são diretamente proporcionais, o que nos leva à lei de Ohm:

 






Ou seja, num condutor óhmico, o quociente entre estas duas grandezas físicas é sempre o mesmo, independentemente do circuito eléctrico no qual estiverem instalados.

A resistência dos condutores depende também de vários factores, como:

O seu comprimento(a grandes comprimentos corresponde grande oposição à passagem de corrente);

-  A sua espessura(a uma grande espessura corresponde pouca oposição à passagem de corrente);

-  O material  de que são feitos(a prata e o cobre conduzem melhor a corrente eléctrica, enquanto que o cromoníquel e o carbono são materiais que oferecem maior resistência à passagem de corrente eléctrica.

 


Sem comentários:

Enviar um comentário