17/03/12

Nº atómico e nº de massa. Isótopos.

Na tabela de distribuição electrónica demonstrada na secção "Os Átomos" podemos ver o símbolo químico do elemento, e no canto inferior esquerdo um número. A este nº chamamos o número atómico, que corresponde ao nº de protões existentes no núcleo.


Eis agora uma representação esquemática de um átomo, incluindo o seu símbolo químico(X), o nº atómico(Z) e o nº de massa, que corresponde ao nº de protões e neutrões de um átomo(A):




É importante também salientar que:

 
  • Nº de protões + Nº de neutrões = Nº de Nucleões

  • Nº atómico = Nº de electrões

  • Representação esquemática de um átomo    Nuclido


Podemos dizer também que todos os átomos de um elemento químico têm um nº atómico característico, ou seja, têm o mesmo nº de protões. No entanto, estes diferem no que toca ao nº de massa, logo não possuem o mesmo nº de neutrões. A estes átomos chamamos de Isótopos.

Vamos então exemplificar, recorrendo ao exemplo mais prático: o elemento Hidrogénio. Todos os átomos deste elemento químico possuem 1 protão, no entanto.....





...Estes três isótopos de hidrogénio diferem quanto ao nº de massa, sendo o prótio o de menor massa, no entanto o mais abundante na natureza.

O trítio é um isótopo instável, já que é o isótopo de hidrogénio mais raro na natureza, embora seja o de maior massa. É importante referir que o núcleo dos isótopos instáveis emite continuamente partículas que constituem a radiação nuclear, que é muito perigosa para a saúde individual e comunitária.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário