03/06/12



Metais alcalinos e alcalino-terrosos








Metais Alcalinos




  Os metais alcalinos são substâncias elementares formadas por átomos de elementos do grupo 1 da tabela periódica, mais conhecido por ser o grupo dos metais alcalinos. Como exemplos temos o Sódio e o Potássio (utilizados na atividade experimental realizada na aula com o objectivo de determinar as diferenças entre os metais do grupo 1 e do grupo 2 da tabela periódica).


  São metais:

  • Moles e maleáveis;
  • Com brilho metálico (quando a superfície está recentemente cortada);
  • Bons Condutores elétricos;
 
  No que toca a propriedades químicas, os metais alcalinos reagem com a água originando os respetivos hidróxidos. As soluções destes hidróxidos são básicas, logo, a fenolftaleína torna-se carmim. Durante esta reação liberta-se também um gás, o hidrogénio:






   Os Hidróxidos resultantes destas reações são constítuidos por iões monopositivos, ou seja, de carga +1, como por exemplo, o ião Sódio(Na+). De facto o sódio, como pertence ao grupo 1 da tabela, possui por isso 1 eletrão de valência, precisando de o perder para ficar estável, tornando-se assim num ião.

   A reactividade destes metais está também relacionada com o seu tamanho. Quanto maior for o átomo, maior é a sua reactividade com a água, perdem-se eletrões com maior facilidade. Por essa lógica, podemos observar pela tabela acima que o Frâncio(Fr) é o elemento mais reactivo deste grupo, demorando menos tempo a reagir com a água que os restantes elementos do grupo.

   Para terem uma noção da reatividade deste metais vejam o seguinte vídeo:






Metais Alcalino-Terrosos


  Os Metais Alcalino-terrosos são formados por átomos de elementos do 2º grupo da tabela periódica. Como exemplos mais conhecidos temos o magnésio e o cálcio.

   Estes metais diferem em muito pouco dos alcalinos quando diz respeito a propriedades físicas, mas quanto ás propriedades químicas podemos observar em actividade experimental (reação com a água) algumas diferenças, especialmente:
  • Uma reação mais lenta que os metais alcalinos;
  • A formação de bolhas (na reação dos metais alcalinos menos reactivos observa-se uma pequena explosão);


   Os hidróxidos resultantes destas reações são constituídos por iões de carga +2, ou seja, iões dipositivos. O Cálcio, por exemplo, precisa de perder 2 eletrões de valência para se tornar estável (à semelhança do caso do sódio, no grupo 1).

   Tal como no grupo 1, a reactividade está relacionada com o tamanho do átomo.

   Por fim, fechemos este tema com mais um vídeo:

   





  

Sem comentários:

Enviar um comentário