02/06/12





Metais e Não-Metais








      A tabela periódica disposta há pouco dividia também os elementos em dois grandes grupos: os metais e os não-metais. Vamos agora aprender um pouco mais sobre estes grandes grupos da tabela periódica.




   Metais







  Os metais são substâncias elementares que constituem a parte esquerda da tabela periódica, sendo os mais abundantes na natureza o alumínio e o ferro. 


  Têm algumas propriedades físicas em comum:


  • São Densos;
  • Maleáveis(dobram sem partir);
  • Bons condutores elétricos e térmicos;
  • Sólidos à temperatura ambiente(com exceção do mercúrio, gálio, césio e frâncio(líquidos));

   Quanto a propriedades químicas, os metais possuem a caraterística de serem quase todos muito reactivos, devido ao número de eletrões de valência que possuem(tendência a formar iões positivos em contacto com outros átomos).

   Observámos também em actividade experimental que os metais reagem facilmente com o oxigénio, originando óxidos metálicos:



   


Estes óxidos metálicos, em reação com a água, originam hidróxidos cujas soluções são básicas(A)(de B falaremos noutra altura....):












     


   Não-Metais


    Os não-metais são substâncias constuídas por corpúsculos (átomos ou moléculas). Alguns dos não-metais mais abundantes na natureza são o oxigénio e o carbono.

    Quanto a propriedades físicas, é de salientar que:
  • Existem em diferentes estados físicos à temperatura ambiente;
  • Possuem densidades diferentes;
  • São quebradiços quando sólidos;
  • São maus condutores elétricos e térmicos, à exceção da grafite(carbono);

    Quanto a propriedades físicas, existem não-metais pouco reativos com a água, no entanto, existem alguns tão ou mais reativos do que os metais.

    Observámos, em atividade experimental, que os óxidos não-metálicos, soluvéis em água, originam ácidos cujas soluções são ácidas:





    Vamos agora falar um pouco sobre os tipos de metais que existem e a sua relação com  a tabela periódica.


   
   

Sem comentários:

Enviar um comentário